Juneldo Morais e Max Oliveira

Nos últimos dois anos, a Prefeitura de João Pessoa aplicou mais de R$ 35 milhões em obras de Infraestrutura – investimentos que garantiram o funcionamento normal da cidade, em meio ao maior volume de chuvas já registrado para o mês de julho dos últimos 60 anos. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a Capital recebeu, na sexta-feira (7), 178,4 milímetros (mm) de chuva no intervalo de 24 horas – o recorde anterior foi registrado em 1963. Apesar do alto índice pluviométrico, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec-JP) não atendeu ocorrências graves, mas as equipes permanecem de prontidão.

As obras para implantação, ampliação e recuperação de redes de drenagem na Capital já estão beneficiando regiões estratégicas da cidade, atacando pontos críticos – e históricos – de alagamentos. Desde fevereiro, a Prefeitura de João Pessoa vem realizando a ‘Operação Inverno’, que consiste em uma série de ações preventivas para reduzir os danos causados pelas chuvas. Entre as atividades realizadas continuamente estão a limpeza de galerias pluviais, limpeza e desassoreamento de rios, além da ação de desobstrução de todos os pontos de alagamento da cidade.

O secretário de Infraestrutura, Rubens Falcão, explicou que os avanços são comprovados com a redução de diversos pontos de alagamentos, que conseguiram evitar transtornos ainda maiores aos cidadãos pessoenses. Ele antecipou que mais obras estão sendo contratadas, que os serviços de manutenção de galerias e de tapa-buracos vão seguir sendo intensificados, com a população podendo solicitar.

“Estamos com oito equipes de tapa-buraco trabalhando diuturnamente, e vamos continuar fazendo limpeza preventiva, ampliação e implantação de rede de drenagem. Ainda tem as 1.037 ruas pavimentadas que a Prefeitura vai entregar até 2024, todas elas com drenagem. Queremos fazer um pedido para a população evitar jogar lixo nas galerias, que colabora demais para a formação de alagamentos”, concluiu Rubens Falcão.

Segundo o coordenador da Defesa Civil, Kelson Chaves, o trabalho preventivo realizado pela Compdec-JP e por todos órgãos da Prefeitura de João Pessoa possibilitaram o atendimento às famílias mais necessitadas e sanar os transtornos causados pelas chuvas rapidamente, levando tranquilidade e segurança à população.

“A capacidade que tivemos, em suportar essa densidade enorme de chuvas nos últimos dias, sem que tivéssemos o registro de ocorrências graves – a maior desde 1963 –, só serve para comprovar que o trabalho preventivo e mitigador realizado pelo Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil está no roteiro correto e quem sai beneficiado com todo esse esforço é a população, mesmo diante de alguns transtornos causados, típicos de uma cidade próxima do milhão de habitantes”, afirmou Kelson Chaves.

Cuidados – O coordenador da Defesa Civil ressaltou ainda que é necessário adotar medidas de segurança em caso de chuvas fortes, como evitar o uso de eletroeletrônicos ao relento, evitar o abrigo sob árvores e abandonar imediatamente locais de risco a qualquer de sinal de anormalidade entrar em contato com a Defesa Civil pelo WhatsApp 98831-6885, que funciona 24 horas, inclusive aos sábados, domingos e feriados.

Manutenção e atendimento a população – Além de obras estruturantes, a Seinfra mantém uma programação diária de serviços de manutenção em vários bairros da Capital. A população pode solicitar por meio dos canais de atendimento da Seinfra – o telefone 0800-031-1530, e a plataforma Prefeitura Conectada, no site da Prefeitura de João Pessoa.

Obras já executadas – Avenida Hilton Souto Maior, em Mangabeira (em frente ao shopping) e também no Valentina Figueiredo e Bairro das Indústrias (ambos com ampliação da drenagem). Em Paratibe, José Américo e Centro, houve reposição de galeria e construção de ponte de ala. Na Lagoa, no Centro, e Oitizeiro, recuperação de drenagem.

No Conjunto Novo Milênio, em Gramame, uma das regiões com maior crescimento habitacional da Capital, a Seinfra está duplicando a capacidade de escoamento das águas nas Avenidas Fortaleza e Nilton Júnior, com a tubulação passando dos atuais 600 milímetros para 1.200 milímetros. A previsão de conclusão dos trabalhos no local é final do mês de abril e o investimento é de R$ 2,5 milhões.

Outras obras estão em andamento nos seguintes locais:

Mumbaba – Implantação de drenagem na Rua Campo de Santana

Funcionários – execução de galerias na Rua Carlos Onofre

Comunidade Baleado – projeto de drenagem

Avenida Rui Carneiro – projeto de drenagem

Cristo – projeto de drenagem

Bosque Parque das Águas, em Mangabeira – projeto de drenagem

Castelo Branco – Construção de desvios de água e projeto de drenagem.

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.