Plataforma Fartura retoma expedições e vai à Paraíba com tema “Saudades de São João”
As Expedições Fartura, da plataforma Fartura – Gastronomia do Brasil, são um dos projetos mais bonitos para quem gosta de comida brasileira e acontecem desde 2012. Depois de um tempo em hiato, por conta da pandemia, as viagens expedicionárias foram finalmente retomadas.
Sob comando da curadora gastronômica Carolina Daher e tema “Saudades de São João”, o comboio vai a Campina Grande pesquisar no agreste paraibano delícias juninas. O resultado de entrevistas e receitas aparecerá em uma websérie, com conteúdo compartilhado no site da plataforma e nas redes sociais do projeto.
A festa de São João é a mais tradicional do Nordeste e muito popular em todo o país. E muita gente não sabe, mas é uma data em que celebramos o milho, o ingrediente das Américas. Ele está presente em diversos países, como Peru, Colômbia e México. Sempre há uma festa em torno dele. Aqui não é diferente, é uma festa em que se comemora os três santos juninos – Antônio, Pedro e João, e acontece no mês de colheita do milho, para celebrá-la. É o momento de compartilhar, dividir. Nesta expedição, queremos trazer essa celebração ao público, mesmo que de forma digital. Queremos acalentar o coração do brasileiro e levar um pouco dessa festa para quem está em casa”, conta a curadora.
A Expedição Fartura Saudades de São João começa em Alagoa Grande, onde a comitiva visita a Caiana dos Crioulos, uma comunidade quilombola reconhecida pela Fundação Cultural Palmares, localizada na zona rural do município. Em Taperoá, além de conhecer a carne de sol Picuí, famosa na região, a expedição conta com a luxuosa participação do chef paraibano Onildo Rocha que vai levar Carolina à fazenda que pertence à família de Ariano Suassuna. De lá, os expedicionários seguem para Ingá para conhecer a Dona Lia, que vai levá-los ao Memorial do Cuscuz. Em Areia, o roteiro inclui o Museu da Rapadura, o Engenho do Triunfo, a Casa de Doces e o Restaurante Vó Maria. Em Campina Grande, Cumpadi João vai mostrar sua fazenda, as receitas e contar um pouco da tradição local