Categories: Geral

Brasil vai ser julgado por Corte internacional por feminicídio cometido por deputado na Paraíba

foto: Jornal da Paraíba

A morte de Márcia Barbosa de Souza, assassinada aos 20 anos, em 1998, na Paraíba, começa nesta quarta-feira, 3, a ser julgada pela Corte Interamericana de Direitos Humanos, órgão judiciário autônomo da Organização dos Estados Americanos (OEA).

O principal suspeito, o então deputado estadual Aécio Pereira de Lima, então com 54 anos, começou a responder pelo crime em 2003 – o processo não foi aberto antes porque ele tinha imunidade parlamentar e, por duas vezes, a Assembleia Legislativa rejeitou pedido do Tribunal de Justiça da Paraíba para processá-lo.

Ele foi condenado em 2007, mas morreu um ano depois e não chegou a ser preso. Foi velado no salão nobre da Assembleia Legislativa do estado, que decretou luto de três dias em sua homenagem.

Sete anos antes o Centro pela Justiça e pelo Direito Internacional (Cejil) havia apresentado uma petição questionando a situação de impunidade à Comissão Interamericana de Direitos Humanos, que passou a avaliar o caso. Em 2019, a comissão encaminhou à corte sua avaliação: ela afirma que o estado brasileiro é culpado pela falta de punição para o crime, mesmo após a condenação em 2007. Agora, o Estado brasileiro será julgado.

O caso

Márcia morava no interior da Paraíba e se mudou para a capital, João Pessoa, em 1998, com a promessa feita pelo deputado Aécio Pereira de que trabalharia em uma fábrica de sapatos.

Poucos dias depois de sua chegada à capital paraibana, em 17 junho de 1998, seu corpo foi encontrado com sinais de espancamento e asfixia. O laudo comprovou sua morte por asfixia mecânica e um conjunto de provas levava ao nome do deputado.

Ele foi condenado a 16 anos de prisão por assassinato e ocultação de cadáver. Entrou com recurso e continuou em liberdade. Foi encontrado morto em casa, em 2008, e não chegou a ser preso.

Radar Paraiba Radar Paraiba

Recent Posts

Minha Casa, Minha Vida’Cícero Lucena autoriza, junto ao presidente da Caixa,

construção do Residencial Rio Paraíba no Alto do MateusFelipe SilveiraO prefeito de João Pessoa, Cícero…

3 dias ago

Segurança alimentarCícero Lucena inicia a distribuição de 42 toneladas de peixe para famílias vulneráveis em João Pessoa

Max Oliveira O prefeito Cícero Lucena deu início, nesta terça-feira (15), à distribuição de 42…

4 dias ago

Casa do consumidorPrefeito entrega a nova sede ampliada do Procon-JP

Allan Hebert e Evanice Gomes O consumidor de João Pessoa está de casa nova a…

5 dias ago

Hospital de Trauma de João Pessoa realiza parto de urgência em paciente com quadro neurológico grave

Em uma operação marcada por agilidade, precisão e trabalho em equipe, o Hospital Estadual de…

1 semana ago

‘Iniciativa Futuro’<br>Prefeito Cícero Lucena encaminha à Câmara projeto que cria o Programa Pé-de-Meia Municipal

Allan Hebert O prefeito Cícero Lucena assinou a medida provisória e encaminhou à Câmara Municipal…

2 semanas ago