É FAKE que vídeo mostre hospital vazio na PB. Veja
Imagem mostra profissionais comemorando apenas uma ala sem pacientes. Hospital onde vídeo foi feito, porém, não estava vazio e tinha mais de 75 pacientes na UTI. Atualmente, mesmo com a melhora, ainda há 35 pessoas na unidade de terapia intensiva do Hospital Alberto Urquiza Wanderley, em João Pessoa.
Circula pelas redes sociais um vídeo que mostra profissionais de saúde comemorando e cantando em uma ala com leitos vazios e sem pacientes. Uma legenda diz: “A farsa da Covid-19. Enfermeiras mostram a realidade dos hospitais no Brasil”. O texto ainda afirma que a mídia inventa UTIs lotadas pelo país e que as imagens provam essa manipulação. É #FAKE.
O vídeo foi gravado em uma das alas da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Alberto Urquiza Wanderley, em João Pessoa, na Paraíba, no plantão de 30 para 31 de março de 2021.
Proprietária do hospital, a Unimed João Pessoa esclarece em nota que “a equipe que aparece nas imagens comemora o fato de que, após o crescimento de casos de Covid-19, houve uma redução nos atendimentos, o que, naquele momento, possibilitou que o local estivesse sem pacientes”.
Isso não significa que o hospital tenha ficado vazio. Muito pelo contrário. No dia 30 de março, o hospital tinha 148 internados, dos quais 77 na UTI. No dia 31 de março, eram 151 internados, dos quais 75 na UTI. Nesta quarta (28), mesmo com uma melhora, havia 65 internados, dos quais 35 na UTI.https://d3cca0f461d226dc5ee6b2a0c84645cc.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html
Segundo a nota, “o uso do vídeo em qualquer outro contexto que procure distorcer o fato em si é tendencioso e não verdadeiro”.
A Unimed diz que desde o início da pandemia de Covid-19 elaborou um plano de contingência que possibilita que os leitos de enfermaria ou de UTI sejam expandidos ou retraídos de acordo com a demanda de pacientes. A ativação ou desativação temporária acompanha os resultados estatísticos diários, com curvas semanais de tendência que amparam as decisões quinzenais, seguindo o ciclo viral.
“Apesar deste cenário, momentaneamente favorável, a Unimed João Pessoa alerta a sociedade sobre a importância da manutenção das medidas preventivas ativas, como distanciamento social, higienização das mãos e uso de máscaras”, informa, na nota.
No dia 31 de março, data em que o vídeo foi gravado, o Brasil acumulava 12.753.258 casos e 321.886 óbitos por Covid-19, de acordo com o consórcio de veículos de imprensa. Nas 24 horas anteriores à data, foram registrados 89,2 mil casos e 3.950 mortes – um recorde naquele momento. A Paraíba estava entre os 17 estados que registravam alta no número de mortes.
O Globo