O suplente de vereador Alexandre Ítalo (Mobiliza) reafirma seu compromisso com a defesa do SUS

O suplente de vereador Alexandre Ítalo (Mobiliza) reafirma seu compromisso com a defesa do SUS e a busca por uma saúde mais digna para a população. Recentemente, ele manifestou preocupação em relação às declarações de Guguinha, do Movimento Jampa, sobre a implantação do ponto eletrônico a cada duas horas e a proibição do uso de celulares em unidades de saúde.
“Considero que tais propostas são inviáveis e podem ter mais conotação populista do que, de fato, garantir a qualidade do atendimento aos usuários. Além disso, a polêmica gerada compromete a confiança da sociedade e afeta a harmonia nas atividades dos serviços de saúde”, destacou Alexandre Ítalo.
A exigência do ponto eletrônico a cada duas horas é uma medida excessiva e de difícil execução, não apenas nas unidades de saúde, mas em qualquer instituição ou empresa. Há formas mais eficientes de monitoramento que respeitam a dinâmica de trabalho sem comprometer a produtividade e o bem-estar dos profissionais, complementou.
Quanto à proibição do uso de celulares, disse ainda que, é fundamental reconhecer que o aparelho é uma ferramenta indispensável em diversas funções dentro da saúde e o uso profissional é aceitável. Situações pontuais que fujam do objetivo de âmbito profissional devem ser tratadas como qualquer outra conduta inadequada, com processo administrativo e medidas aplicáveis a cada caso.
É preciso conhecer as demandas dos serviços e profissionais, escutá-los em suas vivências e não tratar o tema de maneira generalizada e marginalizada. Apresentar propostas sem uma análise aprofundada de suas consequências pode resultar em um efeito contrário, comprometendo a confiança dos usuários nestes profissionais. Por isso, defendo que as medidas adotadas sejam sempre pautadas no diálogo, na transparência e no equilíbrio, garantindo a confiança da população e a eficácia dos serviços públicos de saúde”, concluiu Alexandre que já foi gestor e diversos serviços de saúde do estado e município de joão pessoa.