Pague Menos compra concorrente Extrafarma por R$ 700 milhões
A rede de farmárcias Pague Menos anunciou na noite desta terça-feira a compra da concorrente Extrafarma, pertencente ao Grupo Ultra, por R$ 700 milhões.
Metade do valor será desembolsado no fechamento da operação. O restante será dividido em duas parcelas de R$ 175 milhões, com pagamentos previstos para os aniversários de um e dois anos do negócio.
Com a operação, a Pague Menos se torna a segunda maior companhia no setor, atrás apenas do grupo Raia Drogasil.
A Extrafarma, que pertence ao Grupo Ultra desde 2013, nasceu no Pará. Hoje, a rede diz ser a sexta maior do país, com presença em 11 estados e 402 unidades. As regiões Norte e Nordeste concentram 89% das operações da marca.
A Pague Menos, fundada pelo empresário Francisco Deusmar de Queirós, também tem concentração forte nas regiões Norte e Nordeste, apesar de ter presença em todos os estados do país. A companhia registrou EBITDA lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização de R$ 159,3 milhões e lucro líquido de R$ 44,2 milhões no primeiro trimestre de 2021.
A rede tem 1.101 lojas. Com a compra da concorrente, portanto, passa a ser dona de mais de 1.500 pontos de venda e ultrapassa o DPSP, dono das redes Drogaria São Paulo e Pacheco, que contava, no fim de 2020 com 1.368 farmácias. A Raia Drogasil, líder de mercado, tem cerca de 2.300 pontos de venda.
Após o negócio, a Pague Menos diz que assumirá a liderança de mercado em estados como Paraíba e Amapá e Pará. A empresa afirma já ser líder em Bahia, Pernambuco, Maranhão, Rio Grande do Norte, Sergipe, Tocantins, Roraima e Rondônia.
Mais cedo, Pague Menos e Ultra confirmaram estar em negociação pelo ativo após reportagens da agência de notícias Reuters e do jornal Valor Econômico afirmarem que o negócio havia sido fechado.
Ao GLOBO, uma fonte familiarizada com as tratativas disse que as negociações haviam emperrado em detalhes relativos à precificação (valuation) da Extrafarma.
A Ultrapar já havia sinalizado que poderia vender a rede para concentrar seus investimentos no segmento de óleo e gás.
Em comunicado ao mercado sobre a venda da Extrafarma, o Grupo Ultra afirma que “está em processo de revisão de seu portfólio de negócios, buscando maior complementariedade e sinergias, com investimentos centrados nas oportunidades existentes na cadeia downstream de óleo e gás no Brasil”.
O GLOBO