Profissionais das escolas integrais se reúnem para avaliar boas práticas e o protagonismo na educação
EMAI Café
Alexandre Quintans
A Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec), por meio da Diretoria de Ensino, Gestão e Escola de Formação da Sedec (Degef), está realizando, nesta quinta (5) e sexta-feira (6), um momento de vivência formativa com os profissionais das 21 Escolas Municipais Ativas Integrais (EMAIs).
O ‘II EMAI Café: boas práticas e protagonismo’, acontece na Escola Municipal Ativa Integral Leonel Brizola e reúne diretores, coordenadores pedagógicos e administrativo-financeiros, professores, além de estudantes líderes de turma, jovens protagonistas e representantes do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), parceiro dessa iniciativa.
“O EMAI Café, além de ser um momento ímpar para refletir as boas práticas de gestão e protagonismo, permite a vivência dos valores, visão e missão do Plano de Ação da Sedec para a Educação Integral em Tempo Integral. Com isso, garantimos aos estudantes das EMAIs a oferta de uma educação integral que proporcione a excelência acadêmica, a formação para a vida e o desenvolvimento das competências para o Século XXI, de maneira a formar indivíduos protagonistas, capazes de enfrentar os desafios da sociedade contemporânea com autonomia, competência e solidariedade”, explicou o coordenador das EMAIs, Clécio Albuquerque.
Os dois dias irão celebrar as boas práticas pedagógicas e de gestão. Neste primeiro dia será trabalhado dinâmicas das boas práticas. O segundo dia será destinado para que os diretores apresentem essas boas práticas e compartilhem com as outras escolas. Também é vivenciado o fórum de protagonismo onde os alunos irão trabalhar entre si as boas práticas do protagonismo.
A diretora da EMAI Chico Xavier, Juliana Brito, destacou a importância deste evento. “A gente aprende com as outras escolas experiências de sucesso e a gente vai e leva para a nossa escola. Partilhamos as nossas experiências também, como foi a construção de um livro de poemas e crônicas feito pelos nossos próprios alunos”, disse com orgulho a diretora.
As Escolas Municipais Ativas Integrais foram implantadas pela Secretaria de Educação de João Pessoa no ano de 2023 em 10 unidades. Este ano o projeto foi expandido para mais 11 escolas.
“A Escola Ativa Integral permite que a população, os estudantes do ensino fundamental, estejam na escola por um maior tempo e, assim, poder expandir as possibilidades de formação integral de um sujeito. Então, o lugar das crianças e dos jovens é na escola e a educação integral é uma perspectiva de formação importantíssima no nosso país, estado e na nossa cidade”, ressaltou a diretora de Ensino, Gestão e Escola de Formação, professora doutora Clévia Carvalho.