Categories: Geral

Reforma tributária sai até o fim do ano, aponta pesquisa com deputados

CAM1 – BRASILIA 4/10/2017 – VOTACAO – NACIONAL – Votação do Projeto de Lei 8703/17, do Senado, que cria Fundo Especial de Financiamento de Campanha. FOTO: LUIS MACEDO/CÂMARA DOS DEPUTADOS

Para a maioria (56%) dos deputados, a reforma tributária tem grande chance de aprovação na Câmara e no Senado até o fim deste ano, segundo pesquisa da XP Investimentos. O levantamento também aponta que a maior parte dos parlamentares é contra a criação de um imposto sobre pagamentos digitais, como quer o governo.

A discussão sobre uma reformulação do sistema de impostos do País já vinha ganhando força mesmo antes da pandemia do novo coronavírus. Na visão dos políticos, a reforma tributária é hoje o projeto que mais tem probabilidade de sair até o fim de 2020, em uma lista de oito propostas, que inclui o Renda Brasil  — programa que o governo quer criar em substituição ao Bolsa Família — e a independência do Banco Central.

Sobre as mudanças necessárias no sistema de cobrança de impostos do País, algumas medidas, como a taxação de grandes fortunas e a criação de faixas de Imposto de Renda para os mais ricos, têm grande apelo junto aos parlamentares. 66% deles dizem que é preciso taxar fortunas e 63% apoiam a cobrança de Imposto de Renda maior para os ricos.

Uma reportagem publicada no Estadão no começo deste mês já apontava que a crise gerada pela covid-19 havia acendido o debate no País sobre a necessidade de aumentar os impostos dos mais ricos, junto com as propostas de reforma tributária em tramitação no Congresso.

Também têm a simpatia dos parlamentares aumentar a taxação sobre heranças — 56% são a favor dessa medida — e que o País volte a taxar lucros e dividendos de empresas (57%), com a redução de Imposto de Renda para Pessoa Jurídica.

Por outro lado, 66% dos deputados se dizem contra a criação de um imposto sobre pagamentos digitais, como pretende o ministro da Economia, Paulo Guedes. É que o governo brasileiro planeja criar um imposto de 0,2% sobre pagamentos digitais, o que os críticos à proposta chamam de “nova CPFM”. Os recursos seriam usados para compensar a perda de arrecadação com uma eventual desoneração da folha de pagamentos.

Mas ainda que esse novo tributo ajude a custear programas de transferência de renda, como o Renda Brasil ou a desoneração da folha de pagamentos, 48% dos entrevistados se diz contra a criação do tributo.

A maior parte dos políticos entrevistados diz acreditar que a reforma deve, principalmente, unir e simplificar tributos federais, como o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), o Programa de Integração Social (PIS) e a Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Confins).  

Os políticos também opinaram sobre o impacto que as eleições municipais deste ano terão sobre o ritmo de votações dos projetos. Para a maior parte deles, 39% as votações devem ser mais impactadas no início de outubro.

A pesquisa ouviu 146 dos 513 deputados federais, da oposição e a favor do governo, entre os dias 20 e 31 de julho, por meio de entrevistas. A maioria dos entrevistados é do PT, PSL e PSD.

ESTADÃO

Radar Paraiba Radar Paraiba

Recent Posts

No Bairro dos Ipês<br>Cícero Lucena autoriza reforma da Praça Josenildo José da Silva

Allan Hebert Com o intuito de levar lazer e qualidade de vida para a população…

1 semana ago

Hospital Metropolitano realiza primeiro procedimento inovador para tratamento de arritmia da Paraíba

OHospital Metropolitano Dom José Maria Pires, pertencente à rede estadual de saúde e gerido pela…

2 semanas ago

Segurança pública<br>Em entrega de novas viaturas, Cícero Lucena celebra união entre Governo do Estado e Prefeitura para melhorar qualidade de vida em João Pessoa

Allan HebertO prefeito Cícero Lucena participou, nesta terça-feira (3), da solenidade de entrega de 239…

2 semanas ago

French Tech Summit<br>Cícero Lucena anuncia criação da Cidade da Imagem de João Pessoa para 2025

Lucilene MeirelesO prefeito Cícero Lucena e o diretor executivo da Fundação Cultural de João Pessoa…

2 semanas ago

Em Brasília<br>Cícero Lucena discute  investimentos para João Pessoa com ministro do Turismo e diretor-geral do Dnit

O prefeito Cícero Lucena cumpre extensa agenda em Brasília durante esta semana. Nesta quarta-feira (27),…

3 semanas ago

Residencial Rio Jaguaribe <br>Prefeito irá contratar empresa para construção de habitacional que vai beneficiar 240 famílias no Jardim Veneza

Max OliveiraDepois de projeto da Prefeitura de João Pessoa aprovado junto ao Ministério das Cidades,…

4 semanas ago